Pular para o conteúdo principal

Céu do Momento - Outubro 2020


Astrologia é tempo, pois todos os corpos celestes possuem ciclos. 
Conhecer o porvir é entender a natureza  dos ciclos cósmicos.
​Mas afinal o que adianta ter esse conhecimento antecipado? A resposta é simples, poder se preparar diante de uma crise o coloca em posição mais segura, saber que uma fase é muito favorável para determinada questão lhe dá a chance de acompanhar esse fluxo positivo, investindo mais no tema. E o mais importante, conhecimento é poder, isso quer dizer que, depois de compreender a natureza essencial da vida, você se tornará uma pessoa mais completa.

Au Víudes


Imagem
O Sol ingressou em Virgem. Nessa fase zodiacal o ponto focal precisa se direcionar para os detalhes menores das atividades. Aqueles que foram negligenciados ou deixados de lado por representar um trabalho chato e entediante. Essa é a parte prática desse signo mutável de terra, cuidar das minúcias que ninguém quer. No entanto, é preciso que este signo, bem como seu dispositor, Mercúrio, estejam bem colocados no céu, ou seja, livres de aspectos que interferem negativamente nessa precisão típica de Virgem.

Outra particularidade deste signo, e que pode ser bem utilizada nessa época, é a capacidade de observar o que está errado, inacabado, fora de contexto, etc. Veja que é preciso muita diplomacia e sutileza para apontar esses "defeitos". Se o seu trabalho já envolve esse tipo de conduta, estará em sintonia com esse momento. Mas se você tem algum planeta pessoal (Sol, Lua, Mercúrio, Vênus e Marte) em Virgem, ou Mercúrio mal aspectado, possui uma tendência a se fixar muito nas falhas, erros, tanto seus quanto dos outros.

É bom ter cuidado com esse tipo de olhar e abandonar o julgamento para não fazer mal para si mesmo, perder oportunidades e se distanciar das pessoas. Se você falhou, não se culpe. Aprenda com a experiência e siga buscando melhorar, fazer o seu melhor. É preciso coragem para ser imperfeito. É possível viver de um modo que tire sua obrigação de conservar uma falsa imagem de perfeição.

Paz e luz
Au Víudes
Imagem
Hoje, 18/08, a lua entra na fase nova no grau 26 de Leão.

Essa lua nova em Leão contém um amplo poder criativo, facilitando oportunidades de desenvolvimento. Essa condição promissora pode estar relacionada ao conhecimento de uma pessoa/situação especial ou à percepção dos próprios dons e habilidades pessoais. Possivelmente você pode ficar mais confortável em sua própria pele, sendo quem realmente é, e também em maior sintonia com suas verdadeiras vontades. Se você passou um longo tempo desligado de seus desejos e necessidades, pode se beneficiar dessa lua nova em leão.

A lua nova traz o potencial do início, por isso você pode sentir o prazer de recomeçar, se sentindo preparado para restaurar objetivos ou até mesmo lançar novos propósitos. Não apenas mais um novo planejamento, mas algo em que você coloque seu coração e seu amor, para que consiga ativar sua criatividade. A energia de Leão oferece a chance de você fazer o que realmente prefere, o que lhe traz sintonia afetiva.

A conjunção com Mercúrio lhe ajuda a despertar para suas percepções, ficando mais consciente e ligando a força do afeto com a lucidez do pensamento.

Veja onde essa lua nova se encontra no seu mapa natal para aproveitar melhor o momento.

Paz e luz
Au Víudes
Imagem
Marte se aproxima de Lilith em Áries até 14/10, devido ao movimento retrógrado de Marte esse aspecto retorna de 10/01/2021 até 17/02/2021.

O tipo de energia desse contato indica um teste para o auto-controle e auto-disciplina. Pode haver maior impulsividade, impaciência, hostilidade e um aumento do instinto competitivo. Se você esteve muito tempo “fechado” em si mesmo, guardando ressentimentos pode ser muito difícil evitar frustrações e situações agressivas nesta fase. Caso esteja consciente da responsabilidade de suas ações, conseguirá transformar a energia destrutiva desse aspecto em algo favorável. É possível, inclusive, transformar esse tremendo poder para ajudar os outros, orientando-os a colocar para fora sua valentia, seu ímpeto e sua energia pessoal.

Áries é um signo que traz consigo o potencial do "início", por isso pode-se considerar uma energia infantil, que está começando um desenvolvimento. Isso pode se aplicar para qualquer sentimento e atitude com a intenção de levar mais consciência à questão. Por exemplo, perceber o surgimento de uma atitude nociva para cortá-la da sua vida.

É importante verificar onde essa conjunção ocorre no seu mapa natal para compreender em qual área da sua vida a dinâmica do aspecto irá atuar.
Como Kíron está presente nesse aspecto, é um período valioso para curar males dos mais diversos tipos, basta encontrar a maneira certa e se dedicar ao processo.
Paz e luz
Au Víudes
Imagem
O princípio da motivação, ação e agressividade que todos nós temos e que é representado por Marte, está em aspecto de conjunção com o princípio da cura, Kíron. A conjunção termina dia 29/07/2020.

Essa conjunção ocorre em média durante 4 anos no mesmo signo. Estamos na primeira conjunção de Marte e Kíron em Áries, que dura aproximadamente 21 dias, caso Marte não esteja retrógrado. A cada dois anos essa configuração se apresentará de formas diferentes, indicando "saídas" novas para a mesma proposta nesse processo de desenvolvimento psicoespiritual. E daqui a 50 anos esse aspecto ocorrerá em Áries novamente.

Estamos diante de uma promessa para nossa "iniciação", percorrendo um caminho de cura que envolve lidar com nossos instintos, raiva, hostilidade, ações primitivas etc. Aqui o objetivo é curar essa condição rudimentar. Na verdade se trata de um desenvolvimento gradativo, que induz a busca pela cura.

A fim de se alinhar com esse objetivo você pode se concentrar em:
- aprender a expressar sua raiva (exercício físico ajuda a liberar a raiva contida no corpo)
- colocar sua energia para ajudar os outros
- se concentrar mais na competição do que na "vitória"
- se perguntar o que realmente está tentando ganhar, e por que
- entrar em contato com seu princípio masculino (animus)
- resolver problemas nos relacionamento com os homens
- curar o medo do confronto
- aceitar os limites do que pode ou não pode fazer

Enfim, a lista não termina por aqui, mas se você se aplicar em um ou dois itens a partir de agora, pode ser muito valioso no seu processo de crescimento pessoal.

Paz e luz
Au Víudes



Hoje 30/03 Marte ingressa em Aquário, signo fixo do elemento ar, que em sua essência é um catalizador para a mudança, mas ela só aparece quando há necessidade evolução, ou seja, só é preciso mudar quando estiver estagnado. Às vezes pode ser uma situação aparentemente promissora, disfarçada de felicidade, mas reserva uma transformação difícil pela frente, ou ao contrário, surge um cenário caótico, mas guarda a semente para uma mudança providencial. O resultado (como será a mudança) irá depender do que foi plantado, tanto no nível coletivo como individual.
Outra palavra que resume a essência de Aquário é a fraternidade verdadeira, com amor. Se fala muito de igualdade e liberdade e pouco de fraternidade. Está na hora de buscarmos dentro de nós como podemos desenvolver esse sentimento na nossa vida. Marte transitando em Aquário coloca sua força e energia para que esse propósito seja cumprido agora. Muitas vezes essa força pode ser severa e indelicada como a própria natureza de Marte, Saturno e Plutão, mas é assim que precisa ser.
Se você possui no seu Mapa Natal algum planeta em Aquário sabe bem como transmutar essa energia, sair da revolta, da desordem e rebeldia, caminhando para a unidade. Se você não tem planetas em Aquário, este signo ocupa alguma Casa do seu Mapa e você também tem os meios de desenvolver esse sentimento universalista.
Marte transita por Aquário até dia 12/05.

Paz e luz
Au Víudes



Saturno ingressou em Aquário dia 21 de março de 2020 transitando três meses aqui até 1º de julho, quando Saturno em movimento retrógrado volta para Capricórnio. Saturno finalmente deixa Capricórnio e volta para Aquário em 17 de dezembro de 2020 e percorrerá Aquário até março de 2023.

Saturno é o grande mestre, nos ensinando o valor do cumprimento de regras, desenvolvimento de disciplina, paciência, responsabilidade e maturidade.

Uma das funções de Saturno é evidenciar os limites do signo que transita - o que está operando corretamente e principalmente o que não está. Saturno focaliza o que não anda bem para estruturar ou terminar.

Daqui para frente Aquário será visitado pelo Grande Mestre para solucionar e trabalhar o que precisa, para que em 2024 quando Plutão ingressar ali possa transformar totalmente nossa sociedade.

Mais do que nunca a responsabilidade com o coletivo é aguardada, mas não podemos esperar que ela venha dos outros como temos feito até hoje. É preciso se conscientizar que cada um é responsável pelo todo e praticar na própria vida o que espera que seja feito fora. Cada um deve fazer sua parte e elevar cada uma das tendências sombrias de Aquário para a luz, para que assim o verdadeiro propósito desse Trânsito seja cumprido. Eis algumas tendências luminosas de Saturno em Aquário:
Atenção e respeito com os outros, com o coletivo, uso da tecnologia com responsabilidade e para propósitos sérios, viver sua independência de forma madura, trabalhar com consciência e inteligência etc.


Nos encontramos num estágio evolutivo cheio de aprendizados mais responsáveis, consequentes, sensatos e maduros, como Saturno espera de nós.

Paz e luz,
Au Víudes



Desde dezembro/2019 até junho/2020 kíron está em conjunção com a Lua Negra ou Lilith. Kíron representa o "curador ferido", por isso corresponde à saúde/doença, dores, processos terapêuticos e a busca interminável pela cura. Lilith está ligada a experiências de frustração, privação, obscuridade, dentre outras coisas. Alguns astrólogos não usam Kíron e Lilith no mapa natal, mas há muitos anos venho constatando a eficácia e exatidão de usa-los na interpretação do mapa, seja no Natal ou nos Trânsitos. Por isso me chamou muita atenção essa conjunção ter "coincidido" com o início do coronavírus, em dezembro/2019.

A última vez que essa conjunção aconteceu foi em abril/2010 quando ocorria uma pandemia do vírus H1N1, a gripe suína.

Durante esse tipo de conjunção no mapa pessoal, por exemplo, é possível se sentir como se tivesse sido ferido até o núcleo, podendo intensificar sentimentos de dor. Esse sentimento/situação é projetado para curar uma ferida antiga. Circunstâncias entram em vigor para chegar a um acordo com o seu lado sombrio. Quando o trânsito tiver terminado, a tendência é experimentar um tremendo alívio e leveza. Se a oportunidade de curar o que está sendo ativado durante o trânsito é aproveitada, surgirá uma experiência mais elevada na vida, frequentemente encontrando um “chamado” ou uma maneira de estar a serviço do Plano Divino.

Conjunções de Kíron com a Lua Negra trazem cura após uma experiência dolorosa, uma situação ou evento nos enfraquece para nos preparar para aprender uma lição.

A conjunção exata ocorre nos graus 3 e 4 de Áries, se você nasceu no primeiro decanato de Áries ou tem algum planeta pessoal ali pode estar sentindo com maior intensidade. Veja onde cai esse grau no seu mapa para saber qual área da sua vida está passando por esse processo de ferida e cura.

Esse texto é apenas uma pequena observação do que venho pesquisando. Espero que o ajude a refletir mais.

Paz e luz
Au Víudes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lua em conjunção com Lilith - emoções sombrias

De modo geral enquanto a Lua se une à Lilith no céu, é o momento de voltar "para casa" ou "voltar às raízes" a fim de encontrar a paz interior. Trata-se de uma jornada ao seu Eu interno e é o que precisa ser feito para encontrar suas qualidades esclarecedoras. O veiculo de condução para se chegar a isso é a família, os laços familiares, as emoções e/ou a maternidade. Dependendo do caso pode ser uma viagem pessoal assustadora (especialmente nesta fase em que Marte e Plutão também estão em conjunção), pois ela desperta sentimentos como raiva, arrependimento, repulsa, frustração e até fascinação. Pode mexer com a "sociedade-máscara", a máscara que tem sido usada para deixar o mundo acreditar que está tudo bem, que se reflete no signo oposto a Câncer – Capricórnio. É possível entrar em contato consigo mesmo através de exercícios de meditação ou imaginação ativa.
Sua casa física reflete a morada, a sua alma, por isso cuide muito bem dela nessa época. Uma é pr…

Conjunção Marte Lilith - reações imprevisíveis

Marte está em conjunção com Lilith (Lua Negra) no céu desde abril deste ano e fica até 23 de outubro de 2018. 
Essas duas energias juntas predispõe a reações agressivas repentinas consigo mesmo ou com os outros, principalmente se há confirmação no mapa natal. Pode ser um período de dificuldade em controlar a impetuosidade e em reduzir o comportamento agressivo. Mesmo em Aquário que é um signo do elemento ar essa tendência pode emergir, devido à natureza imprevisível do signo. Seria mais ou menos como o predomínio da rebeldia ou inconformismo num estágio agudo, descontrolando os impulsos e deixando vir à tona somente o lado primitivo. Isso é acentuado pelo aspecto de quadratura com Urano, o dispositor de Marte.
Para curar esse aspecto sombrio é preciso pensar antes de agir, dando tempo para refletir sobre todos os lados da situação que o leva a não aceitar determinada questão. Aprender a tolerar que cada um encontra-se um patamar de desenvolvimento, inclusive você mesmo. Muitas vezes a i…

Lua Negra em Áries - 27/01/2020 - a sombra da identidade

Lilith ingressa em Áries hoje dia 27/01/2020 e faz a trajetória por esse signo de fogo cardinal até 20/10/2020.
O primeiro signo do Zodíaco é aquele que se define pelo poder da ação, da conquista, vontade forte, ousadia, disposição, mas também da agressividade, brutalidade, provocação etc.
Aqui as questões principais dizem respeito à identidade. Os maiores desafios da sombra nessa época estão profundamente relacionados à maneira como nos sentimos em relação a nós mesmos, em como usamos nossa energia pessoal, o que nos motiva e nossa sensação de bem-estar geral.
Quando a Lua Negra percorre o signo de Áries, está atingindo todos nós, não só aqueles que nasceram com o Sol neste signo. Algum setor da nossa vida será tocado pela passagem de Lilith, por isso é importante saber em qual Casa o signo de Áries se encontra no seu Mapa Natal.
A união das energias de Lilith em Áries pode indicar atração e repulsa pela afirmação da própria identidade. Ou há uma obsessão por fazer valer sua vontade a …